O Ministério da Cultura, por meio de sua Representação Regional Norte, em parceria com o Consórcio Integrado dos Municípios Paraenses – COIMP, promoveram na semana passada, nos dias 15 e 16 de abril, o Workshop de Políticas Públicas para a Cultura. O evento consistiu numa série de oficinas que teve como objetivo orientar os gestores de mais de 20 prefeituras municipais do nordeste do Pará, consorciadas ao COIMP, quanto às principais políticas e ações do Ministério para o ano de 2013.

Entre os temas abordados, foram fornecidas orientações sobre o Sistema Nacional de Cultura e financiamento do setor cultural, além de uma exposição sobre os editais do MinC e instituições vinculadas que estão com inscrições abertas, com ênfase no Prêmio Culturas Populares, que teve suas inscrições prorrogadas até 5 de julho. Foi ministrada, também, uma oficina sobre o funcionamento do SalicWeb.

Durante o evento, dois prefeitos assinaram a adesão de seus municípios ao SNC: José Ivaldo Martins Guimarães, prefeito do município de Mãe do Rio (foto ao lado), e Salvador Sobrinho, de Ipixuna do Pará.

No dia 16, o evento contou com a participação de técnicos da Superintendência do IPHAN no Estado do Pará, que falaram sobre o Prêmio Cultural Afrodescendentes, edital com inscrições abertas até 26 de maio, que selecionará projetos cuja temática esteja relacionada ao patrimônio imaterial de populações afrodescendentes, e do representante do segmento de culturas populares no CNPC, Isaac Loureiro. Em seguida, também foi realizada uma oficina de capacitação para o Prêmio Culturas Populares.

Foi um momento de grande importância para os municípios, já que os mesmos tiveram a oportunidade de obter esclarecimentos sobre seus atuais projetos, em um diálogo mais próximo com o Ministério. O próximo encontro está previsto para o mês de maio, ocasião em que terá como convidados os municípios do sul do Pará.

Fonte: RRN/MinC

Categorias: Notícias
Tags: , ,

Postado por em | 0 comentários