As informações atualizadas sobre cultura são importantes para o desenvolvimento da política cultural no Brasil e contribuem para o acompanhamento do Plano Nacional de Cultura (PNC) e dos Planos Territoriais.

Reunir e divulgar informações da área cultural serão objetivos do Sistema Nacional de Informações e Indicadores de Cultura (SNIIC). A atualização das informações será também de responsabilidade de estados e municípios que aderirem ao Sistema Nacional de Cultura (SNC), conforme explicado na Meta 1.

Por meio do SNIIC os cidadãos poderão acessar:

  • o Mapa da Diversidade Cultural (Meta 3);
  • o Calendário Nacional de Eventos Culturais – com agendas periódicas ou fixas de festivais, bienais, feiras, fóruns e encontros em todo o país – e abrangendo todos os segmentos culturais;
  • o acompanhamento da execução do PNC e de planos municipais e estaduais; e
  • outros serviços que poderão ser oferecidos pela sociedade, por meio da plataforma pública na internet, que trabalhará no modelo de “dados abertos ao cidadão”.

Para conhecer os objetivos do SNIIC e seu funcionamento, acesse o blog  do Sistema. A Plataforma de cadastramento e consulta está acessível em  sniic.cultura.gov.br.

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar


Como esta meta está sendo medida

Pelo número de Unidades da Federação (UFs) e de municípios que alimentam e mantém atualizado, anualmente, o SNIIC com informações sobre a gestão pública de cultura (elementos do Sistema, equipamentos públicos, número de servidores, orçamento etc), em relação ao total de UFs e municípios.


 

Histórico da meta

meta 2 final

Baseado em projeção linear sugerida pela Subsecretaria de Gestão Estratégica/Coordenador-Geral de Gestão de Projetos Estratégicos (SNIIC/SGE)

Fonte: Subsecretaria de Gestão Estratégica e Coordenação-Geral de Infraestrutura Tecnológica (CGTEC)

Obs.: Os resultados são ordenados para contar apenas uma vez cada município que seja retornado na pesquisa. Além disso,  a metodologia utilizada para a extração das informações foi a seleção dos objetos culturais adicionados no SNIIC, por meio de um agente com natureza jurídica relacionado a uma das opções a seguir: Administração Pública Direta e Indireta Estadual; Municipal e Distrital.

Obs.: Como o Registro Aberto da Cultura (RAC),  do SNIIC, foi lançado em 2013, só foi possível iniciar a aferição a partir de 2014. Data de atualização: 31/12/2016

Salvar

Salvar

Situação atual da meta

meta 02 indicador final

Em 2016, 25 Unidades da Federação e  498 municípios alimentaram o SNIIC com informações sobre os órgãos públicos gestores de cultura.

Salvar

Salvar

Salvar

Meta 2

Fonte: Mapas Culturais

Salvar

Salvar

O que está sendo feito para alcançar esta meta

O MinC, em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG), deu início ao Grupo de Trabalho  Ontologias da Cultura. Ele conta com a participação de até 6(seis) representantes convidados de órgãos públicos gestores de cultura, sendo 3 (três) indicados pelo Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura e 3 (três) indicados pelo Fórum dos Secretários e Dirigentes de Cultura das Capitais e Regiões Metropolitanas; e até 6 (seis) representantes da sociedade civil, indicados, preferencialmente, pelo Conselho Nacional de Política Cultural. Apesar de ser denominado GT do Glossário da Cultura, por ser o termo utilizado na legislação do SNIIC, o verdadeiro trabalho deste GT é a construção de uma ontologia. É importante observar que um dos objetivos principais desse grupo é a padronização dos conceitos associados a dados e informações culturais.

Além disso, o MinC promoveu a capacitação de 132 Gestores e Desenvolvedores da Plataforma Mapas Culturais.

Saiba mais:


  • sobre o Sistema Nacional de Indicadores e Informações Culturais (SNIIC), clique aqui.

  • sobre a Plataforma de Integração e Monitoramento do Sistema Nacional de Cultura (SNC), clique aqui.


 

 

Veja todas as metas que também estão nos temas : , , ,

Ver mais metas marcadas com as tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,