O Vale-Cultura é um benefício estimado no valor de R$ 50,00, que determinadas empresas poderão conceder aos funcionários que ganham até cinco salários mínimos, utilizando a renúncia fiscal e desconto de parte desse valor no salário do funcionário.

Com esse vale, será possível:

  • comprar livros, DVDs, CDs, obras de artes visuais, instrumentos musicais;
  • pagar mensalidades de cursos de arte e cultura; e
  • comprar ingressos para cinemas, museus, apresentações musicais, de teatro, de dança, circenses, entre outros espetáculos.


Como esta meta está sendo medida

Pelo número de trabalhadores beneficiados pelo Programa de Cultura do Trabalhador (Vale-Cultura).


Histórico da meta

historico meta 26

Em 2015, o percentual de alcance da meta, em relação ao ano de 2020, foi de 4%.

* O programa estava em fase de regulamentação e normatização

Obs.:  O programa só iniciou no 2º semestre de 2013, e por isso houve uma revisão nos  dados apresentados anteriormente pela Sefic.

Fonte: Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura (Sefic)

Data de atualização: 31/12/2015

Situação atual da meta

Segundo a Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura (Sefic), em 2015, havia 471.800 trabalhadores cadastrados no programa, 9.039 empresas beneficiárias cadastradas e 40 operadoras cadastradas no Vale-Cultura.



situação atual meta 26

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Obs.: A quantidade de empresas informada é cumulativa e representa o número de pessoas jurídicas que se cadastraram junto ao programa. No entanto, o número de empresas autorizadas a distribuir cartões aos seus trabalhadores é 8.438 e quantidade que distribuiu é de 1.251

Obs.: A quantidade de operadoras informada é cumulativa, excluindo as que deixaram o programa.

Fonte: Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura (Sefic)

Data de atualização: 31/12/2015

O que está sendo feito para alcançar esta meta

A Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura (Sefic) iniciou uma nova etapa das ações de divulgação e mobilização para potencialização do Programa. Tais ações envolvem, entre outras coisas, o lançamento de uma nova campanha publicitária para divulgar o Vale-Cultura e a realização de uma jornada com as “Rodadas do Vale-Cultura”, que circulará o país promovendo o Programa de Cultura do Trabalhador entre gestores públicos, empresários, espaços de cultura, comércio de produtos e serviços culturais, operadoras, trabalhadores e representações sindicais.

Além disso, a Sefic deu continuidade as articulações individuais por meio de processo de sensibilização para adesão ao programa junto à empresas, estatais e entidades de classe.

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