Pontos de Cultura são espaços que desenvolvem ações socioculturais, com o apoio do Ministério da Cultura (MinC). Em geral, esses espaços estão localizados em comunidades à margem dos circuitos culturais e artísticos convencionais.

Criado pelo programa Cultura Viva do MinC, o Ponto de Cultura tem como característica a gestão compartilhada entre poder público (municipal, estadual ou federal) e a comunidade. Como pode estar instalado em uma casa ou em um grande centro cultural, ele é o ponto de partida para outras iniciativas, que se multiplicam com novos agentes e parceiros quando se juntam às ações iniciais. Assim, é possível ampliar o espaço de atuação para a escola mais próxima, o salão da igreja, a sede da sociedade de amigos do bairro ou a garagem de algum voluntário. A ideia é que o Ponto seja o centro de uma teia que se espalha por toda a comunidade.

Os Pontos de Cultura foram criados para estimular o acesso à cultura, promover a cidadania e valorizar as manifestações culturais locais. A comunidade se envolve e os cidadãos ficam mais motivados para criar, participar e reinterpretar a cultura.

 


Como esta meta está sendo medida

Pelo número de Pontos de Cultura (ponto e pontão de rede estadual, distrital, municipal e intermunicipal; ponto e pontão por convênio direto, ponto indígena e pontão de bens registrados) que receberam apoio do Ministério da Cultura no país, até 2020.


Histórico da meta

historico meta 23

Em 2015, o percentual de alcance da meta, em relação ao ano de 2020, foi de 31,6%.

Fonte: Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural (SCDC)

Data de atualização: 31/12/2015

Situação atual da meta

Em 2015, existiam 4.733 Pontos de Cultura em funcionamento.

meta 23 tabela

meta 23 grafico 3

Fonte: Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural (SCDC)

Data de atualização: 31/12/2015

O que está sendo feito para alcançar esta meta

Durante o ano de 2015, ocorreram diversas atividades para fortalecimento e ampliação dos Pontos  de Cultura e, portanto, para o alcance da meta, sendo eles:


  • Regulamentação da Lei 13.018/2014, que institui a Política Nacional de Cultura Viva - Instrução Normativa N° 1, de 07/04/2015

  • Lançamento do Cadastro Nacional de Pontos e Pontões de Cultura (http://culturaviva.gov.br/), ferramenta que permite a autodeclaração de entidades e coletivos culturais como Pontos de Cultura, além de permitir o mapeamento das informações das entidades cadastradas na plataforma.


Saiba mais:

Veja todas as metas que também estão nos temas : , , ,

Ver mais metas marcadas com as tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,