O apoio à pesquisa torna possível desenvolver o conhecimento no campo da cultura, das linguagens artísticas e do patrimônio cultural. Entre as ações que podem incentivar a pesquisa e a produção e difusão do conhecimento estão o apoio para participação em congressos e outros encontros científicos, distribuição de bolsas e instituição de prêmios para pesquisa e formação.

Como esta meta está sendo medida
Pela média anual do número de pessoas beneficiadas por programas de fomento à pesquisa e difusão do conhecimento, incluindo concessões de bolsas, prêmios de pesquisas, residências artísticas e intercâmbio para formação, realizados pelo Ministério da Cultura e suas as instituições vinculadas, em relação à média do número de pessoas beneficiadas aferida em 2010.
Histórico da meta

Fontes: Ministério da Cultura e suas instituições vinculadas
Data de atualização: 31/12/2015
Situação atual da meta
É importante ressaltar que o ano de 2015 registrou um aumento de 107,7% em relação ao ano de 2010, o quê indica que a meta 19 do PNC foi alcançada.

* A unidade não forneceu informações
** A partir de 2014, a DLLLB foi incorporada a Secretaria Executiva (SE) do MinC, e, por isso, suas atividades não serão mais contabilizadas no âmbito da FBN.
*** Por conta da reestruturação do MinC, as atividades que eram realizadas pela Secretaria da Economia Criativa (SEC) passaram a ser operacionadas pela SPC. E, em 2015, houve a criação da Secretaria de Educação e Formação Artística e Cultural (Sefac), que está em fase de estruturação
O que está sendo feito para alcançar esta meta
A Fundação Biblioteca Nacional (FBN) concedeu 28 bolsas a pesquisadores, oferecendo oportunidade a estudiosos interessados em realizar projetos de pesquisas nas áreas de ciências humanas e sociais ensejando a produção de publicações que estudem e divulguem o acervo da Biblioteca Nacional.
A Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB) concedeu 33 bolsas por meio do Programa de bolsas nas áreas museológicas e do patrimônio Cultural e 29 bolsas por meio Programa de bolsas na área do conhecimento literário, científico e cultural.
A Diretoria de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB) concedeu bolsas para as seguintes categorias: a) criação literária; b) circulação e difusão literária; c) formação literária; d) pesquisa literária
A Fundação Cultural Palmares (FCP) realizou pesquisas, estudos e levantamentos sobre a cultura e o patrimônio afro-brasileiro de forma a subsidiar políticas públicas de inserção da comunidade negra no sistema político, social e econômico.
A Fundação Nacional de Artes (Funarte) concedeu Bolsa Funarte para formação em Artes Circenses e Bolsa Funarte de Fomento aos Artistas e Produtores Negros . Publicou estudos e pesquisas sobre as linguagens artísticas da Funarte. Realizou o Prêmio Funarte Carequinha de Estímulo ao Circo – 2015; o XV Prêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia; o Programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais - 12ª Edição; Edições Funarte ; Programa Novas Edições Funarte e Prêmio FUNARTE de Arte Contemporânea
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) concedeu bolsas para o mestrado profissional em “Preservação do Patrimônio Cultural”, beneficiou Autores de Trabalhos de Pesquisa do Centro Lucio Costa e autores de artigos do Edital de Artigos Centro Lucio Costa
A Secretaria de Articulação Institucional (SAI) beneficiou pessoas, em pós graduação de gestão cultural, por meio do Curso de Formação de Gestores Culturais dos Estados do Nordeste.
A Secretaria do Audiovisual (SAv) apoiou estudantes brasileiros na Escola de Cinema de Cuba.
A Secretaria da Cidadania e Diversidade Cultural (SCDC) beneficiou pessoas, por meio do Programa Iberrutas 2015 - que premiou fotos e ensaios sobre o tema Memória, Migrantes e Cultura.
A Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura (Sefic) realizou ações de formação, pesquisa e capacitação apoiadas pelo Edital de Intercâmbio e Difusão Cultural.
A Secretaria de Políticas Culturais (SPC) concedeu bolsas por meio do Programa de Intercâmbio e Difusão Cultural e desenvolveu ações por meio dos Observatórios Estaduais de Economia Criativa.
Veja todas as metas que também estão nos temas : Educação e Pesquisa
Ver mais metas marcadas com as tags: Arqueologia, Arquitetura e Urbanismo, Arte digital, Artes, Artes visuais, Artesanato, Audiovisual, Circo, Cultura digital, Cultura Popular, Cultura tradicional, Dança, Design, Direito Autoral, Grupos culturais, Livro, leitura e literatura, Marcos Legais, Moda, Música, Patrimônio cultural imaterial, Patrimônio cultural material, Teatro





Reinaldo Custódio da Silva disse em 3 de dezembro de 2015 às 1:13
Aumento em 100% no total de pessoas beneficiadas anualmente por ações de fomento à pesquisa, formação, produção e difusão do conhecimento.
Dobrar o número de pessoas que recebem apoio para pesquisa na área de artesanato.
Objetivo de promover e apoiar o desenvolvimento científico e tecnológico do setor artesanal para transferência da tecnologia.
SITUAÇÃO ATUAL DA META
Observa-se que houve um decréscimo de -63%, em relação ao ano de 2010, no número de pessoas beneficiadas por programas de fomento à pesquisa e difusão do conhecimento, incluindo concessões de bolsas, prêmios de pesquisas, residências artísticas e intercâmbio para formação, realizados pelo Ministério da Cultura e suas as instituições vinculadas.
200 pessoas para receberem apoio, para pesquisa acadêmica na área do artesanato;
Ampliar os cursos e oficinas de capacitação oferecidas pelas unidades do MinC;
Promover pesquisas, produção e difusão do artesanato em formato de intercâmbio nacional e internacional, por meio de oficinas e experimentação artesanais;
Criação de Centro de Referência em Artesanato-Design, com estrutura para casa do artesão para capacitação, visando difusão do artesanato e da economia criativa;
Prêmio Memórias das Comunidades Artesãs;
Reativar o Programa de Intercâmbio e Difusão Cultural;
Aumentar a aproximação entre as instituições de ensino superior e as comunidades artesãs como objeto de estudo e difusão de conhecimento;
Inserção do produto artesanal atendendo mercado da moda artesanal e moda ecológica;
Criação do novo design para o artesanato respeitando os artesões e os valores populares, culturais e coletivos;
Reinaldo Custódio da Silva disse em 23 de janeiro de 2016 às 20:10
Desenvolver intenso intercâmbio cultural, ambiental, econômico, tecnológico, como porta de entrada para relações de cooperação duradouras com a China.