Para que a cultura se transforme em um direito pleno é preciso que os cidadãos tenham mais acesso aos serviços e bens culturais. Nesse sentido, é preciso que eles possam participar de atividades fora do âmbito domiciliar ou próximo de suas casas. Para isso, as políticas públicas devem, ao mesmo tempo, ampliar a oferta de eventos e espaços voltados a atividades culturais e aumentar os estímulos para que os cidadãos frequentem mais museus, exposições, teatros, cinemas, espetáculos de dança e circenses, além de shows de música.

 


Como esta meta está sendo medida

Pelo número de pessoas que frequentam museus, centros culturais, cinemas, espetáculos de teatro, circo, dança e música, em relação à situação de 2010.


Histórico da meta

Meta 28

Fonte: Pesquisa Frequência de Práticas Culturais (Ipea)  com dados de 2013 lançada em 2014

Data de atualização: 31/12/2013

 

Situação atual da meta

Ainda não existem os dados referentes ao ano de 2015 para análise, pois a última pesquisa foi lançada em 2014, na reunião do CNPC – Conselho Nacional de Políticas Culturais, com informações referente ao ano de 2013. Porém, observa-se que os resultados de 2013 (452%)  foram satisfatórios. A única exceção foi o percentual de pessoas que frequentam espetáculos de música que apresentou um decréscimo em relação ao ano de 2010. Ainda assim, o desempenho global da meta (média dos resultados para cada prática cultural) alcançou 84% do resultado esperado para 2020.

gráfico meta 28

O que está sendo feito para alcançar esta meta

Em 2015, a Funarte - Fundação Nacional de Artes manteve equipamentos culturais entre teatros, salas de exposições, salas de música, Escola Nacional de Circo e Espaços para Projetos de Residência para grupos de artistas, que são espaços que se propõem a produzir e difundir as diferentes formas de expressão artística, como as artes visuais, as artes cênicas, a música, a dança e o circo.

Além disso, as estratégias adotadas pelo Ibram - Instituto Brasileiro de Museus para ampliar a visitação e diversificar o público frequentador têm como seus principais pilares a realização de ações anuais permanentes de promoção e divulgação dos Museus (Semana Nacional de Museus e Primavera dos Museus), com o intuito de integrar os museus brasileiros entre si e nos seus contextos social e territorial.

Para o aumento do público das salas de cinemas, a Ancine - Agência Nacional do Cinema trabalha com o Programa Cinema Perto de Você, criado para ampliar o mercado interno de cinema e acelerar a implantação de salas em todo o país. Existe, também, o Programa Brasil de Todas as Telas, que tem como objetivo estimular o desenvolvimento dos agentes econômicos e promover o acesso de um número cada vez maior de brasileiros aos conteúdos produzidos pelos talentos nacionais, em todas as plataformas de exibição.

Ademais, foram feitas campanhas de sensibilização para a adesão ao Vale-Cultura, além do processo de sensibilização junto às entidades de classe também para adesão ao programa. Foram beneficiados 471.800 trabalhadores, contribuindo para a consumo cultural.

 Saiba mais:


  • sobre a pesquisa Públicos de Cultura, realizada pelo Sesc e a Fundação Perseu Abramo, clique aqui.

  • sobre a Semana Nacional de Museus , clique aqui.

  • sobre a Primavera dos Museus, clique aqui.

  • sobre o Conhecendo Museus, clique aqui.

  • sobre o Programa Iberescena , clique aqui.

  • sobre o Projeto Outras Danças , clique aqui.

  • sobre a Bolsa Interações Estéticas – Residências Artísticas em Pontos de Cultura, clique aqui.

  • sobre o Prêmio Funarte Petrobras Carequinha de Estímulo ao Circo, clique aqui.

  • sobre o Prêmio Adicional de Renda, clique aqui

  • sobre o Programa Cinema Perto de Você , clique aqui.

  • sobre a pesquisa "Frequência de práticas culturais, do Sistema de Indicadores de Percepção Social, clique aqui.

Veja todas as metas que também estão nos temas : ,

Ver mais metas marcadas com as tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,