A cultura brasileira deve ser mais divulgada dentro e fora do país. Propiciar que artistas, técnicos, agentes e grupos artísticos e culturais possam viajar e mostrar seus trabalhos em outras regiões e em outros países é um dos focos do Plano Nacional de  Cultura (PNC). Essas experiências, chamadas de intercâmbio, incluem apresentação de trabalhos artísticos, participação em feiras, mostras e eventos, do Brasil e do mundo, publicação de autores brasileiros no  exterior, entre outras atividades.


Como esta meta está sendo medida

Pela quantidade anual de atividades (participação de grupos, artistas e produtos nacionais) apoiadas pelo governo federal para realizarem intercâmbio (nacional ou internacional), com finalidade de difundir as expressões culturais. O aumento será calculado em relação à quantidade de atividades de intercâmbio para difusão cultural aferida em 2010.


Histórico da meta

historico meta 25

Em 2015, o percentual de alcance da meta, em relação ao ano de 2020, foi de 8%.

Fonte: Ministério da Cultura e instituições vinculadas

Data de atualização: 31/12/2015

Situação atual da meta

Em 2015,foram realizadas 672 atividades de difusão cultural.



situação atual meta 25

grafico meta 25

*A partir de 2014, a DLLLB foi incorporada a Secretaria Executiva (SE) do MinC, e, por isso, suas atividades não serão mais contabilizadas no âmbito da FBN.

** O Programa de Intercâmbio, realizado pela SEFIC, em 2014, passou a ser executado pela  SEC, com o nome de Conexão Brasil Intercâmbios. Além disso, por conta da reestruturação do MinC, as atividades que eram realizadas pela Secretaria da Economia Criativa (SEC) passaram a ser operacionadas pela SPC. E, em 2015, houve a criação da Secretaria de Educação e Formação Artística e Cultural (Sefac), que está em estruturação.

O que está sendo feito para alcançar esta meta

A Fundação Biblioteca Nacional (FBN) concedeu de tradução, publicação e intercâmbio de autores brasileiros, visando fortalecer a ação de divulgação da literatura brasileira no exterior.   Concedido o Prêmio Luís de Camões ,em parceria com o Governo de Portugal. Participou de eventos nacionais e internacionais, ampliando a divulgação e o estímulo da nossa produção editorial. Realizou exposições nos espaços culturais da FBN, com o objetivo de democratizar o acervo, bem como atrair a comunidade com ofertas de produtos culturais de qualidade, fortalecendo o papel da Biblioteca Nacional como uma instituição ativa e cidadã. Concedeu prêmios literários em reconhecimento à qualidade intelectual e estética de obras literárias.

A Agência Nacional de Cinema (Ancine) contemplou filmes por meio de edital de coprodução entre, Brasil e Argentina, Brasil e Portugal, e Brasil e Uruguai. Além disso, realizou chamada pública por meio do PRODAV - Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Audiovisual Brasileiro para suporte financeiro automático – com ações financiadas que são selecionadas pelo Beneficiário Indireto, em face de seu desempenho artístico anterior em mostras e festivais cinematográficos, para destinação na produção independente de obras audiovisuais. Houve também a edição do Programa de Apoio à Participação de Produtores Brasileiros de Audiovisual em Eventos de Mercado e Rodadas de Negócios Internacionais . Destaca-se o Fundo Ibero-americano de apoio Ibermedia e o Programa de Apoio ao Oscar.

A Fundação Cultural Palmares (FCP) promoveu o Intercâmbio Internacional da Cultura Negra, com encontros e reuniões com instituições culturais de Angola e Moçambique.

A Secretaria de Políticas Culturais (SPC) realizou o edital Conexão Cultura Brasil , que visa a democratização e ampliação do acesso de agentes da economia criativa a eventos de mercado internacionais estratégicos e o incentivo à consolidação da cultura brasileira no exterior. E apoiou a difusão cultural dos artistas por meio do Programa de Intercâmbio e Difusão Cultural, no período de janeiro a março. Depois, o edital passou a ser executado pela Sefic.

A Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura (Sefic), dando continuidade ao Programa de Intercâmbio e Difusão Cultural apoiou viagens nacionais e internacionais. O programa trata-se de concessão de recursos financeiros, a título de ajuda de custo, para artistas, técnicos, gestores culturais, empreendedores criativos, mestres dos saberes e fazeres populares ou tradicionais e estudiosos da cultura, com residência permanente no Brasil, a fim de possibilitar a participação em atividades de natureza cultural.

A Diretoria de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB) realizou o Edital de apoio ao Circuito Nacional de Feiras de Livros e Eventos Literários. Apoiou a participação do Brasil em eventos literários nacionais e internacionais , exemplo a Feira Internacional do Livro de Frankfurt e Salão do Livro de Paris

A Fundação Nacional de Artes (Funarte) realizou a XXI Bienal de Música Brasileira Contemporânea, que” contou com a estreia mundial de 67 composições inéditas para solistas, orquestras, conjuntos instrumentais e/ou vocais.

A Secretaria do Audiovisual (SAv) selecionou candidato brasileiro ao prêmio de melhor filme em língua estrangeira – OSCAR 2016. Além disso, criou o Prêmio de Acessibilidade Audiovisual do Mercosul durante o festival de Mar del Plata e a instalação da Rede de Salas Digitais do Mercosul. Houve o aporte de recursos para apoio da manutenção da Secretaria Técnica da Reunião Especializada de Autoridades Cinematográficas e Audiovisuais do Mercosul –RECAM. Destaca-se, também, a Produção da XXV Reunião Ordinária da RECAM na ocasião da Presidência Pro-Tempore brasileira, a Oficina de Audiodescrição durante o 19º Festival + Forum Florianópolis Audiovisual do Mercosul – FAM, o lançamento do chamamento público para seleção de filmes para a Rede de Salas Digitais do Mercosul, a doação de kits da Programadora Brasil para o Itamaraty e a conclusão do restauro e lançamento do DVD “Integrando Miradas.

A Diretoria de Relações Internacionais (DRI) apoiou a participação do Brasil nas seguintes atividades: Programa Iberescena (2014-2015); Programa de Fomento às Músicas Ibero-Americanas -  Ibermúsicas; 10º Internet Governance Forum; Seminário Internacional Cultura e Desenvolvimento; reuniões organizadas ou que tiveram a participação do MinC (MERCOSUL, UNASUL, CELAC, IILP e MICSUL ); Declaração de Intenções Brasil-França para aprofundar o diálogo e reforçar a cooperação bilateral no domínio do livro; Digitalização de Acervos Culturais – Diálogos Setoriais UE/BR Feira Internacional do Livro de Guadalajara; VI Comista; Missão Angola e Moçambique; Missão Portugal e Espanha; Festival Literário Internacional de Óbidos 2015; Festival Internacional da Língua Portuguesa; e Prêmio Funarte de Internacionalização: Apoio à Tradução de Espetáculos Teatrais

Veja todas as metas que também estão nos temas : ,

Ver mais metas marcadas com as tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,