É fundamental que as pessoas que trabalham com política e gestão cultural recebam capacitação específica na área de cultura. Por isso, pretende-se, com esta meta, que o Ministério da Cultura (MinC) realize ações que estimulem cursos de qualificação para gestores e também para conselheiros de órgãos que fazem parte do Sistema Nacional de Cultura (SNC).


Como esta meta está sendo medida

- Pelo número de Unidades da Federação (UFs) com gestores públicos de cultura e conselheiros capacitados em cursos promovidos ou certificados pelo Ministério da Cultura entre 2011 e 2012.
– Pelo número de municípios com gestores públicos de cultura e conselheiros capacitados em cursos promovidos ou certificados pelo Ministério da Cultura entre 2011 e 2020, em relação ao total de municípios.
– Pelo número de municípios com mais de 100 mil habitantes com gestores públicos de cultura e conselheiros capacitados em cursos promovidos ou certificados pelo Ministério da Cultura entre 2011 e 2020, em relação ao total desses municípios.


Histórico da meta

Meta 36

Em 2015, o percentual de alcance da meta ( média dos indicadores), em relação ao ano de 2020, foi de 72%.

Fonte: Secretaria de Articulação Institucional

Data da atualização: 31/12/2015

Situação atual da meta

Ressalta-se que no ano de 2015 não houve capacitação de gestores das 27 unidades da federação. Em relação aos municípios foram 198 municípios com gestores de cultura e conselheiros capacitados,  sendo que 44  municípios possuem mais de 100 mil habitantes.

gráfico meta 36

O que está sendo feito para alcançar esta meta

Para o cumprimento desta meta, o Secretaria de Articulação Institucional (SAI) realizou as seguintes ações:


  • curso de extensão de capacitação ao Sistema Municipal de Cultura, oferecido pelo Centro de Estudos em Gestão e Políticas Públicas Contemporâneas (GPublic), em parceria com a Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia – Fundace, em parceria com o Ministério da Cultura (MinC). O curso é voltado aos funcionários públicos das prefeituras envolvidas no Consórcio Intermunicipal Culturando (CIC).

  • curso de extensão em Administração Pública da Cultura (em EAD), organizado pela Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em parceria com o MinC, para gestores públicos e conselheiros culturais dos municípios gaúchos que aderiram ao Sistema Naiconal de Cultura (SNC).

  • Formação de Gestores Culturais do Estado do Acre e Roraima, curso de extensão e aperfeiçoamento em Gestão Cultural do Pará (Região do Capim) e do Centro Oeste, curso do Consórcio Intermunicipal Culturando, curso de Pós Graduação dos Estados do Nordeste.

  • Além desses cursos, a SAI tem dado apoio técnico para elaboração de Planos Municipais de Cultura.

Veja todas as metas que também estão nos temas : ,

Ver mais metas marcadas com as tags: , , , , , , , , , , , , , ,