A pesquisa “Retratos da leitura no Brasil”, realizada pelo Instituto Pró-Livro em 2007, revela que a média anual de leitura da população brasileira, fora do que é solicitado pela escola, é de 1,3 livros. Esse é um número considerado baixo, em comparação com outros países. Nos Estados Unidos, por exemplo, em 2006, a média de leitura fora da escola era de 5,1 livros por ano. Na França, a média foi de 7 livros lidos, na Inglaterra 4,9 e na Colômbia 2,4.

Para alcançar esta meta será necessário um esforço do poder público para estimular o hábito da leitura no país. As ações deverão ser feitas por vários ministérios, em parceria com estados, cidades e organizações da sociedade civil.


Como esta meta está sendo medida

Pelo Número de livros lidos fora da escola por ano, por cada brasileiro com  cinco anos de idade ou mais.  Em 2011, o Instituto Pró-Livro (IPL) alterou a metodologia da pesquisa, em relação à de 2007, que foi usada como base para a elaboração da meta. Essa mudança metodológica não permite mais aferir a quantidade de livros lidos fora da escola, por ano, mas sim nos últimos três meses que antecedem à pesquisa. Considerando a nova metodologia, faz-se necessário mudar o indicador e a meta, passando a medir os livros lidos fora da escola nos últimos 3 meses, sugestão essa que será apresentada na próxima revisão das metas do PNC.


Histórico da meta

meta 20

** A 3ª edição da pesquisa (2011-2012) não apresentou resultado referente ao número de livros lidos no ano ou nos últimos 12 meses, apenas os lidos nos últimos 3 meses. Por esse motivo, não foi possível comparar os dados com a 2ª edição da pesquisa (2007-2008). Porém, à guisa de informação, o resultado obtido na pesquisa de 2011-2012 foi de 1,05 – em relação aos livros lidos por iniciativa própria nos últimos 3 meses.

***A pesquisa afere o número de livros lidos nos últimos 12 meses e não no ano.

Fontes: Instituto Pró-Livro (IPL) - Pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil”

Data de atualização: 31/12/2016

Situação atual da meta

O percentual de livros lidos aumentou em 72% em relação ao ano de 2010. É importante observar que o indicador da meta diz respeito ao número de livros lidos no ano. Todavia, a pesquisa apresenta os dados dos livros lidos nos últimos 12 meses. Além disso, esta pesquisa trouxe algumas mudanças referentes às pesquisas anteriores, sendo elas:

  • Perguntas que geram os Indicadores de Leitura;

  • Ampliação do escopo do estudo;

  • Introdução do conceito de usuário de Internet; e

  • Adequação do questionário ao novo referencial internacional



meta 20 1

situação atual meta 20

situação 2 atual meta 20

meta 20 tabela 2015 estudante

meta 20 2015 região

Fonte: Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil/ Instituto Pró-Livro (2007, 2011 e 2015)

O que está sendo feito para alcançar esta meta

A Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural (SCDC)lançou, em parceria com a ONG Mais Diferenças, 25 livros adaptados à pessoas cegas ou com alguma deficiência visual. Essa iniciativa possibilita a leitura de títulos importantes que serão produzidos em suporte de vídeo e áudio, com descrição de imagens, além de tradução de interpretação em libras.

Além disso, houve o apoio na realização dos seguintes eventos literários: Salão FNLIJ (Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil) do Livro para Crianças e Jovens; 4ª edição do Festival Literário de Iguape (FLI),16ª edição da Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto; 32ª Feira do Livro de Canoas (RS). Estes eventos são oriundos do edital de apoio ao Circuito Nacional de Feiras de Livros e Eventos Literários.

O MinC, em parceria com o MEC, lançou o edital 8º Prêmio Vivaleitura, que integra o Plano Nacional de Livro e Leitura, e tem como objetivo estimular, fomentar e reconhecer as melhores experiências que promovam a leitura no País.

Ainda mais, houve o apoio à realização das feiras Literária de Bonito e de Recife.

A Fundação Cultural Palmares (FCP), tendo como objetivo o estimulo à produção literária com temática afro-brasileira, previu a criação de um Conselho Editorial que para selecionar, por ano, em média, oito livros para serem publicados, entre romances, poesias, ensaios, biografias e livros de história. Ainda com o objetivo de difundir a literatura com temática afro-brasileira, a FCP publicou uma coleção de obras literárias vencedoras do Prêmio Oliveira Silveira, são elas: Água de Barrela; Sina Traçada: um homem livre que não se curvou aos grilhões da sociedade; Sobre as vitórias que a história não conta; Haussá 1815 – Comarca de Alagoas e Sessenta e seis elos.

Saiba mais:


  • sobre a pesquisa Retratos da leitura no Brasil, clique aqui.

  • sobre o Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP), clique aqui.

  • sobre a pesquisa "Frequência de práticas culturais, do Sistema de Indicadores de Percepção Social, clique aqui.

Veja todas as metas que também estão nos temas : ,

Ver mais metas marcadas com as tags: , , , , ,